Notícias

FDTE INFORMA #17

MENSAGEM DE ESTÍMULO AOS ALUNOS JOVENS

terça-feira, 26 de abril de 2016

Assistimos preocupados à polarização política que toma conta do ambiente nacional. Há, como é usual, gente sincera e de princípios defendendo as duas principais teses em debate e, como também é comum, buscando convencer outros em favor de suas crenças a qualquer custo.

Existem professores que entendem ser parte de seu papel promover o debate entre os alunos, e eles têm razão. Ao mesmo tempo em que tal debate promove o amadurecimento dos jovens, entretanto, quando malconduzido, tem o demérito de torná-los simples partidários cegos de um dos dois grupos. Não surpreenderia assistirmos em curto tempo o despertar, nestes jovens, do desânimo com a classe política, com o futuro do Brasil e, por fim, com a própria engenharia.

Que tal oferecermos uma visão alternativa aos jovens estudantes?

Pensemos que o momento é, também, uma oportunidade única de mudar as coisas para melhor. Se soubermos aproveitá-lo, podemos observar uma transição rumo a práticas de engenharia mais saudáveis e ao mesmo tempo mais humanas. Não é a engenharia com que todos sonhamos?

E, uma vez que isso ocorra, há forte possibilidade dos futuros engenheiros serem justamente os protagonistas desta nova engenharia. E o Brasil, seu maior beneficiário.

Estimular estes alunos é uma obrigação de todos nós, profissionais mais antigos, e um privilégio todo especial do professor, grande responsável por sua formação técnica e humana. E é dele, professor, a melhor condição de transmitir esta visão positiva e de estímulo de que trata o título deste editorial aos alunos jovens.

Baixar PDF

André Steagall Gertsenchtein