Enio Blay

Diretor de Desenvolvimento de Negócios Adjunto

Enio Alterman Blay é formado (1990) em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Escola Politécnica da USP, com mestrado (2000) em Ciência da Computação – Gerenciamento de Redes de Computadores pela UFSC, além de ter realizado diversos outros cursos de extensão tanto em tecnologia como em gestão.

Conta com vinte e cinco anos de experiência em projetos tecnológicos nas áreas relativas a redes de computadores, sistemas de software e gestão empresarial, gerenciamento de projetos, coordenação e liderança de equipes de engenharia tendo atuado em empresas como: Art-Tech, Embraco, Computer Associates, Genius Instituto de Tecnologia além de criado empresas como a NetVox e Renergia.

Participou, entre outros, dos projetos:

  • Instalação e configuração da rede de fibras óticas na Usiminas;
  • Implementação da rede de fibras óticas e implantação do ERP SAP na Embraco;
  • Desenvolvimento do software embarcado de avaliação de canto;
  • Desenvolvimento, implantação e gestão de rede sem fio para provedor de internet com mais de 1000 clientes.

Na FDTE participou da criação da Unidade Embrapii de Materiais para Construção Ecoeficiente, atuando agora como responsável pelas relações com o mercado. Participa também do projeto de Digitalização do Arquivo Histórico. Foi coordenador da área de infraestrutura de TI do projeto Infraero.

Nos processos arbitrais, contribui com expertise na área de Tecnologia da Informação abrangendo sistemas, redes de computadores, sensores entre outros.

Atualmente é Diretor Adjunto de Desenvolvimento de Negócios da FDTE, dedicado ao estabelecimento de parcerias para projetos entre a Escola Politécnica e empresas públicas e privadas para a criação de inovações tecnológicas em produtos e serviços.