Educação

Inovação e empreendedorismo em organizações exponenciais (Online via Zoom)

Ementa

Objetivos da disciplina 

Esse curso tem o como objetivo simular a jornada de uma startup, desde sua ideação,a partir de uma dor real do mundo real, até o scaleup, utilizando as principais ferramentas envolvidas para seu desenvolvimento.

 

Critérios de aprovação 

Os alunos serão avaliados da seguinte forma:

Nota Final = [(média dos trabalhos intermediários)+(nota do pitch)]/2

Serão considerados aprovados os alunos com nota final acima de 5,0 (cinco e zero). 

Frequência mínima: 80% 

 

Justificativa do curso

Fomentar o conhecimento e interesse no ecossistema de inovação, baseado na criação de startups dentro e fora da USP.

Agregar conhecimento de gestão de startups aconhecimentos tecnológicos e científicos disponíveis na Universidade.

 

Bibliografia 

Horowitz, B. (2014). The hard thing about hard things. Harper Collins. 

Christensen, C. M. (2013). The innovator's dilemma: when new technologies cause great firms to fail. Harvard Business Review Press. 

Ries, E. (2011). The lean startup. New York: Crown Business, 27. 

Ries, E. (2017). The startup way: how modern companies use entrepreneurial management to transform culture and drive long-term growth. Currency. 

Mares, J., & Weinberg, G. (2014). Traction: A Startup Guide to Getting Customers. S Curve Publishing. 

Moore, G. A. (2014). Crossing the chasm. Harper business. 

Diamandis, P. H., & Kotler, S. (2012). Abundance: The future is better tthat you think.Simon and Schuster. 

Love, H. (2016). The Start-Up J Curve: The Six Steps to Entrepreneurial Success. Greenleaf Book 

Ismail, S. (2014). Exponential Organizations: Why new organizations are ten times better, faster, and cheaper than yours (and what to do about it). Diversion Books. Group. 

Van Osnabrugge, M., & Robinson, R. J. (2000). Angel Investing: Matching Startup Funds with Startup Companies--The Guide fornEntrepreneurs and Individual Investors. John Wiley & Sons. 

Ellis, S., & Brown, M. (2017). Hacking growth: how today's fastest-growing companies drive breakout sucess. 

Thiel, P. A., & Masters, B. (2014). Zero to one: Notes on startups, or how to build the future. 

Sarasvathy, S. D. (2009). Effectuation: Elements of entrepreneurial expertise. Edward ElgaPublishing. 

Galloway, S. (2017). The four: the hidden DNA of Amazon, Apple, Facebook and Google. Random House. 

Blank ,S., & Dorf, B. (2020). The startup owner's manual: The step-by-step guide for building a great company. John Wiley & Sons. 

Harari, Y. N. (2018). 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras. 

Harari, Y. N. (2015). Sapiens: uma breve história da humanidade. L&PM. 

Harari, Y. N. (2016). Homo Deus: uma breve história do amanhã. Editora Companhia das Letras. 

Gardner, D., & Tetlock, P. (2016). Superprevisões: a arte e a ciência de antecipar o futuro. Objetiva. 

Toffler, A. (1973). O choque do futuro. Rio de Janeiro: Artenova.