Educação

Gestão de Perdas na Indústria de Processos

Apresentação

Este curso tem como objetivo a formação de líderes em Prevenção de Perdas relacionadas a Processos Industriais com foco em Segurança de Processos e Gerenciamento e Gestão de Riscos Industriais e do Negócio, visando o aumento de sua capacitação para tomada de decisões através de uma compreensão melhor e mais aprofundada destes conceitos.

Pretende-se no curso oferecer meios para tomada de decisões baseadas em Gerenciamento de Riscos e numa metodologia sistemática de abordagem do problema.

Esta metodologia baseia-se na realização de um procedimento de decisão hierárquica, que procura levantar uma matriz de opções de identificação de melhorias de processo e avaliação de oportunidades.

A visão global que atualmente se procura dar aos programas de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente requer um domínio de técnicas e metodologias de: identificação e avaliação de riscos; otimização de processos; levantamento de consumos energéticos; estudo de ciclo de vida dos produtos; e do aumento de produtividade.

O uso e desenvolvimento de avaliações e gestão de riscos estruturados e objetivos para problemas de prevenção de perdas e de segurança de processos constituem-se numa outra área de inovação, embora exista uma incerteza quanto ao custo-benefício destas análises.

Mesmo assim, deve-se assegurar que essas avaliações ocorram em todos os estágios, desde o projeto, implantação, montagem, operação, modificações até o descomissionamento e os problemas relacionados com plantas ou instalações fechadas ou antigas.

O desenvolvimento de melhorias de processo, tais como: otimização de sistemas ou novos tipos de equipamentos e mudanças no processo visando reduzir riscos maiores, deve ser um trabalho de produção de tecnologia participativo, envolvendo as áreas de engenharia de processos, fabricação, pesquisa e desenvolvimento, segurança, meio ambiente, logística, comunicação, e outras.