Educação

Gestão de Perdas na Indústria de Processos

Corpo Docente

A coordenação deste curso está a cargo dos Professores Dr. Gil Anderi da Silva e Dr. Guglielmo Taralli.

  • Prof. Dr. Gil Anderi da Silva
    Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP (1964), doutorado em Engenharia Química pela EPUSP (1972) e pós-doutorado pelo Georgia Institute of Technology/EUA (1981). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Química da EPUSP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Inorgânicos (Tecnologia de Fertilizantes), tendo sido o criador do Centro de Estudos de Fertilizantes (CEFER) junto ao IPT/SP. Atuamente dedica-se à área de Gestão Ambiental, sendo coordenador do Grupo de Prevenção da Poluição (GP2) e especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), tendo sido um dos criadores e atual presidente da Associação Brasileira de Ciclo de Vida.
  • Prof. Dr. Guglielmo Taralli
    Engenheiro Químico e Doutor em Engenharia Química, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Experiência de mais de 35 anos, nas áreas de gestão ambiental e de segurança (gerenciamento de riscos e segurança de processos) tendo sido responsável pela gestão destas atividades na CETESB e na Rhodia. Professor em cursos de Pós-Graduação nas áreas de Engenharia de Segurança e de Gestão e Tecnologias Ambientais na Escola Politécnica/USP. Consultor de empresas em Gerenciamento de Riscos, Sistemas de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho, Sustentabilidade de Negócios e Integração de Sistemas Ambientais e de Prevenção de Perdas. Diretor da GCT – Consultoria e Projetos Ltda.

Além dos Profº. Gil Anderi da Silva e Prof º. Dr. Guglielmo Taralli ministrarão esse curso os seguintes professores e especialistas convidados, que possuem efetiva atuação profissional correlata aos assuntos que serão tratados neste curso:

  • Alexandre Yokote
  • José Luiz Aguiar
  • Juliana Eiko Nascimento
  • Luiz Alexandre Kulay
  • Reinaldo A. G. S. Simões
  • Sérgio Sabadin